Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Caso das Enchentes em Porto Alegre em 2024
Local
Porto Alegre (RS) - Brasil
Data
Junho de 2024
Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul sofreu a maior enchente de sua história. Neste momento, colocamos à prova a maior inovação da nossa tecnologia no cenário mais crítico possível e mostramos ao mundo a capacidade do sensor da TideSat.
No momento mais crítico das enchentes, quando a água do Guaíba, em Porto Alegre, subiu muito acima da cota de inundação, todos os equipamentos de monitoramento de nível em Porto Alegre pararam de operar. A TideSat, porém, manteve-se operante ininterruptamente!
A capacidade do sensor de medir à distância da água foi o trunfo para manter-se operante mesmo quando a água subiu demais. No pico da enchente, o nível do Guaíba chegou a 2,15 acima da cota de inundação. Neste momento possuíamos uma rede de três sensores em Porto Alegre, todos a vários metros acima da cota de inundação.
Honrando nosso compromisso com a informação, fornecemos abertamente nossos dados para toda a população e governos. Foram mais de 270 mil acessos à nossa dashboard em apenas um mês. A tecnologia apresentou resiliência ímpar durante o evento extremo.
Além disso, a TideSat dedicou todos os seus esforços em manter o sistema operante, com atuações em campo durante o evento através de manutenções emergenciais e validações das medições, garantindo dados precisos e confiáveis.















