
Enchentes do RS
Maio de 2024
Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul sofreu a maior enchente de sua história. Neste momento, colocamos à prova a maior inovação da nossa tecnologia no cenário mais crítico possível e mostramos ao mundo a capacidade do sensor da TideSat.
No momento mais crítico das enchentes, quando a água do Guaíba, em Porto Alegre, subiu muito acima da cota de inundação, todos os equipamentos de monitoramento de nível em Porto Alegre pararam de operar. Os sensores da TideSat, porém, mantiveram-se operante ininterruptamente, registrando o pico da enchente e todo o restante do evento!
A capacidade do sensor de medir à distância da água foi o trunfo para manter-se operante mesmo quando a água subiu demais. No pico da enchente, o nível do Guaíba em Porto Alegre chegou a 2,15 metros acima da cota de inundação no ponto medido. Neste momento possuíamos uma rede de três sensores em Porto Alegre, todos a vários metros acima da cota de inundação.
Honrando nosso compromisso com a informação, fornecemos abertamente nossos dados para toda a população e governos. Foram mais de 270 mil acessos à nossa dashboard em apenas um mês. A tecnologia apresentou resiliência ímpar durante o evento extremo.
Além disso, a TideSat dedicou todos os seus esforços em manter o sistema operante, com atuações em campo durante o evento através de manutenções emergenciais e validações das medições, garantindo dados precisos e confiáveis.